top of page

Cordel Sinfônico Estória de João Joana

Co-produção do show-concerto da obra de Sérgio Ricardo e Carlos Drummond de Andrade, em Brasília com participações de Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

CO-PRODUÇÃO, LINGUAGEM VISUAL

Estória de João Joana é o único cordel de Carlos Drummond de Andrade. O poeta mergulha em uma história verídica ocorrida no interior do Brasil nos anos 60 - uma menina é criada pela mãe como menino para ter alguma chance de viver com dignidade. Drummond quis que o cantor e compositor Sérgio Ricardo transformasse essa Estória em música. E seu pedido foi realizado.
Em parceria com a produtora Artecom, de Ivan Fortes e Bete Calligaris, a Cacumbu foi co-produtora da 5ª montagem do show-concerto Estória de João Joana, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Em comemoração aos 80 anos de Sérgio Ricardo, em 2012, foram feitas três apresentações com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, regidas pelo maestro Claudio Cohen. As vozes foram divididas entre Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Marina Lutfi e João Gurgel, além do próprio Sérgio Ricardo. 

A frutífera conexão entre Sérgio e Drummond aconteceu na década de 80, quando o poeta, extasiado pela brasilidade pulsando poeticamente na música de SR, enviou ao artista Estória de João Joana. E Sérgio descobriu um inédito Drummond cordelista, íntimo das causas sociais brasileiras. Após compôr toda a música, Sérgio mostra para o amigo e então secretario de cultura de São Paulo, Gianfrancesco Guarnieri que, comovido com a beleza da obra, acena com a possibilidade de vê-la montada com orquestra sinfônica e convida o maestro Isaac Karabichevsky para ouvir. Novo entusiasmo, agora do maestro, que aceita ser o regente da montagem. Com esta perspectiva, a parceria foi ainda agraciada pela presença do maestro Radamés Gnatalli, responsável pela orquestração da composição. Tal montagem não foi executada em São Paulo, mas teve seu registro feito em LP, lançado em 1985 e depois relançado em CD em 2000 com a participação de intépretes de renome da música brasileira como Chico Buarque, Elba Ramalho, Alceu Valença, João Bosco e outros.
O cordel sinfônico possui um histórico de apresentações de sucesso. Já esteve em grandes teatros do Brasil, sempre com acompanhado pelas orquestras sinfônicas locais e pela banda de base, com os mesmos músicos que participaram das gravação do LP: Lui Coimbra (violão e charango), Bororó (baixo), Jurim Moreira (bateria) e Armando Marçal (percussão).

Apresentações dias 6,7 e 8 de março de 2012

Teatro Nacional Cláudio Santoro - Brasília - DF

Produção: Artecom e Cacumbu

_

Direção geral: Artecom / Bete Calligaris e Ivan Fortes

Direção musical e arranjos: Sérgio Ricardo

Orquestração: Radamés Gnatalli

_

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Regência: Cláudio Cohen

Banda: Lui Coimbra (violão e chara ngo), Bororó (contrabaixo), Jurim Moreira (bateria) e Armando Marçal (percussão)

Vozes: Sérgio Ricardo, Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, João Gurgel e Marina Lutfi

_

Produção executiva: Adabliu Eventos / Wladimir Duarte e Louise Prado

_

Comunicação e design:

Design gráfico: Marina lutfi

Textos: Maíra Abrahão e Maritza Garcia

Xilogravuras: Ciro Fernandes

Assessoria de imprensa: Lead Comunicação / Flávia Tenório

bottom of page