IDEALIZAÇÃO, PRODUÇÃO, LINGUAGEM VISUAL
Este projeto foi idealizado e dirigido por Marina Lutfi, celebrando e apresentando a visão de mundo musical e cinematográfica de Sérgio Ricardo, nos seus 70 anos de carreira. Ao lado de seus filhos, Marina, Adriana e João, Sérgio canta e reconta sua trajetória única como cineasta e compositor de trilhas inesquecíveis, ilustrada com trechos dos filmes numa imersão audiovisual emocionante. Após rodar por algumas cidades como Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Tiradentes, o show-visual Cinema na Música de Sérgio Ricardo virou álbum, lançado em 2019 nos formatos físico e digital (Youtube, plataformas de música, CD e DVD), em uma co-produção da Cacumbu com a Biscoito Fino e o Canal Brasil. Gravado ao vivo no Teatro da UFF, o álbum contou com a participação especial de Alceu Valença, Geraldo Azevedo, João Bosco e Dori Caymmi. O repertório é composto por trilhas de filmes autorais de SR e de Glauber Rocha.

Antes da gravação deste DVD, pouco se ouvia falar sobre a obra cinematográfica de Sérgio Ricardo. Até mesmo nós, seus filhos, tínhamos pouco acesso a ela. Quando finalmente consegui ver seus filmes, em 2008, fiquei impactada pela beleza das imagens fotografadas pelo meu tio Dib Lutfi, que dançavam em compassos perfeitos com a trama e as músicas do meu pai. Alguns anos depois, com o retorno dele ao cinema (lançando o curta Pé sem Chão), a ideia de um show que apresentasse Sérgio Ricardo como compositor e cineasta surgiu naturalmente.
Montei um pré-roteiro, pensando na ordem cronológica dos filmes autorais e em canções ligadas a essa narrativa, como Barravento, inspirada no filme homônimo de Glauber, e, claro, Deus e o Diabo na Terra do Sol. Chamei meu irmão, João Gurgel, para pensar comigo a concepção musical. O show seria repleto de pequenas suítes das trilhas sonoras. Desafio que ele dividiu com os músicos Marcelo Caldi, Alexandre Caldi e Lui Coimbra, nossos parceiros, maestros e entusiastas da música de Sérgio.
Com os arranjos feitos, era hora de pensar em como projetar as imagens mais marcantes dos filmes durante o show, acompanhando as músicas. Missão que só Vitor Magrath poderia executar. Editor dos dois últimos filmes do pai (Bandeira de Retalhos e Pé sem Chão) e um dos maiores conhecedores da persona cineasta Sérgio Ricardo, Vitinho montou as projeções com a sensibilidade de um pintor.
O show estava pronto, feito por várias mãos talentosas. Foi não só aprovado pelo autor, como batizado por ele de Cinema na Música de Sérgio Ricardo. Percorremos alguns palcos do Rio, São Paulo e Minas desde 2017.
Com o potencial audiovisual do show, propus ao Canal Brasil uma parceria para registrarmos em vídeo esse trabalho. Convidei a Biscoito Fino para unir forças e, juntos, aqui estamos no primeiro DVD de Sérgio Ricardo. Um projeto que conta ainda com o carinho de artistas que passaram pela sua vida – alguns até por seus filmes, como é o caso de Alceu Valença e Geraldo Azevedo, dois parceiros fundamentais de A Noite do Espantalho. Dori Caymmi embeleza a canção praiana de Barravento e João Bosco interpreta, com seu violão único, o samba-canção mais famoso do meu pai: Zelão.
No mesmo palco: os 3 filhos – Adriana veio de São Paulo para participar conosco! –; um timaço de músicos-arranjadores, incluindo os incríveis Giordano Gasperin no baixo e Diego Zangado na percussão; e, ainda, o brilho das participações especiais. Salve Sérgio Ricardo!
Marina Lutfi
Lançamento em CD / DVD / Plataformas digitais: Setembro de 2019
Co-produção musical: Cacumbu / Biscoito Fino
Co-produção audiovisual: Cacumbu / Canal Brasil
_
Show:
Idealização, direção geral e artística: Marina Lutfi
Direção musical: João Gurgel
Arranjos: João Gurgel, Marcelo Caldi, Alexandre Caldi e Lui Coimbra
projeções e assistência de direção artística Victor Magrath
produção executiva e assessoria de imprensa Daniela Camargo
2ª assistente de direção artística Glauce Guima
projeto de luz Paulo David Gusmão
produção e receptivo Elfi Kürten Fenske
assistentes de produção Luã Batista e Maritza garcia
roadie Edson Oscar
divulgação Gabriela Fenske
registro fotográfico e divulgação Michel Schettert
making of Cavi Borges e Guilherme Tostes
Marina Lutfi e Adriana Lutfi vestem Wasabi
Sérgio Ricardo e João Gurgel vestem Bianca Graham Ferreira
Gravado em Niterói, em 02 de outubro de 2018, no Teatro da UFF.
_
Filmagem DVD:
direção Paulo Fontenelle
direção de fotografia Vinicius Brum
produção executiva Carlos Donato
operações Diná Meirelles
coordenação técnica Felipe Britto
cinegrafistas Wagner Santos, Guilherme Fernandez, Marco de Abreu, Ronaldo Torquilho, Alan Kardec e Luiz Alberto Gomes
assistentes Adilson Meirelles, Márcio Fernandes, José Valdeci
motoristas José Valdeci, Nelson Linhares Pinto
montagem Paulo Henrique Fontenelle
assistente de montagem Marx Braga
_
Áudio (Estudios Biscoito Fino):
gravação Jeronimo Orselli
mixagem e masterização: Lucas Ariel
_
Capa / encarte:
design Marina Lutfi / cacumbu
designer assistente Carolina Mortara
fotos Michel Schettert, Robson Leitão e Acervo SRMV
_
Assista o show completo no Youtube (CLIQUE AQUI)


























