top of page

Canção Calada - poemas / Sérgio Ricardo

Projeto gráfico e parceria no projeto editorial do último livro de Sérgio Ricardo.

CO-PRODUÇÃO, LINGUAGEM VISUAL

O livro Canção Calada, de Sérgio Ricardo, dá luz e sons a situações marcantes de sua vida. No período em que comemorava 70 anos de carreira, o compositor lançou seu segundo livro de poesia pela editora Viés, em 2019. Com 139 poemas escritos desde a década de 1980, o projeto gráfico, diagramação e co-produção editorial são de Marina Lutfi / Cacumbu.
Polivalente, Sérgio mostra que a poesia está em tudo o que cria - nas músicas, no cinema, na literatura, nas artes plásticas e outras formas de expressão que o desafiem. Embora muitas letras preencham sua obra musical, Sérgio é pouco conhecido pela sua obra literária.
Os poemas refletem sua visão em relação a questões do mundo. Seu gesto versador pulsa em direção às históricas atitudes que tomou ao longo da vida, tanto como inflexível militante da causa dos desfavorecidos, quanto como exímio músico transformado em cantador de feira – aquele popular inaugurado ao lado de Glauber Rocha durante a composição da trilha sonora de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.  E Sérgio nos brinda, ainda, com alguns de seus desenhos feitos em nanquim colhidos de seu acervo.
Como não poderia ser diferente, os temas político-sociais são recorrentes. No entanto, uma temática pouco comentada na obra de Sérgio aparece aqui: o campo. A presença sutil da paisagem rural, em figuras como Desidério e  Pirilampo, fazem cruzar as ideias de um carioca urbano com um marilhense do interior. Assim imprime-se o compadre Sérgio Ricardo, um generoso idealista preocupado com o outro, o companheiro trabalhador, o pobre favelado, o rude camponês, o artista de rua. Em forma de resistência, nota-se que o samba e o malandro invocam o apreço pela cultura popular, algo que nunca deixou de ser suprimento para a obra do autor. Citações a Portinari, Carlos Drummond, Glauber Rocha, Federico García Lorca, Víctor Jara e Oduvaldo Vianna Filho demonstram suas referências. Aos amantes, classicamente, o autor dedica versos de paixão e idílio, ainda que paliando frustrações.
Canção Calada não apresenta letras sem música, como supostamente poderia apontar o título. Mas para compreender o som destas palavras talvez seja necessário uma leitura profunda de um eu que escreve calado, que se inspira com as mais variadas musas e que não receia o risco.
Ao leitor interessado pela personalidade de um poeta, esta obra certamente irá apresentar todos os poetas que existem em Sérgio Ricardo.

Poemas e desenhos de Sérgio Ricardo

Editora Viés

ISBN: 978-85-94496-55-3

Lançado em Abril de 2019 na Livraria da Travessa do Leblon (Rio de Janeiro) e em Agosto de 2019 na Livraria do Comendador (São Paulo).

_

Editor: Guilherme Tolomei & Ângelo Cláudio

Co-produção editorial, projeto gráfico e diagramação: Marina Lutfi (Cacumbu)

Designer assistente: Alexandre Carvalho

Preparação: Camillo Pessanha

Revisão: Zeh Gustavo

Texto da contracapa: Michel Schettert

Colaboração: Ana Lúcia de Castro, Adriana Lutfi e Rodrigo Bleque

bottom of page