top of page

Álbum Ponto de Partida / Sérgio Ricardo

Projeto de gravação de álbum e shows de lançamento com releituras de canções de Sérgio Ricardo rearranjadas por músicos contemporâneos.

IDEALIZAÇÃO, PRODUÇÃO, LINGUAGEM VISUAL

O álbum Ponto de Partida é uma espécie de antologia da obra de Sérgio Ricardo, com músicas clássicas da Bossa Nova (Poema Azul e Ausência de você) até as mais recentes, como Maria do Tambá. O projeto foi idealizado e produzido por Marina Lutfi, contemplado no Programa Petrobras Cultural 2007, incentivado pela Lei Rouanet. O lançamento do CD foi em setembro de 2008, distribuído pela Biscoito Fino em parceria com a Cacumbu. O patrocínio contemplava também os shows de lançamento no Rio (Teatro Rival Petrobras) e em São Paulo (Teatro Fecap). 
Ponto de Partida foi lançado em uma época em que Sérgio Ricardo estava há muitos anos sem gravar. “Pouco se ouvia falar dele e de suas músicas, o que o deixava bastante desanimado com o rumo da sua carreira”, conta Marina.
Em 2023 o álbum foi lançado nas plataformas digitais pelo nosso selo. 
Os arranjos são assinados por Alain Pierre (violões), Alexandre Caldi (sopros) e Marcelo Caldi (piano e acordeon), filhos do consagrado pianista Homero de Magalhães, que se envolveram com a obra de Sérgio e se tornaram inseparáveis amigos do mestre. “Como eu sempre fui muito ligada na cena musical e achava que seria bom pra ele se renovar com jovens arranjadores, promovi esse encontro de gerações e de famílias, que deu uma nova energia ao meu pai”, conta Marina. 
O encontro aconteceu também nos palcos e nas gravações, inclusive com a presença dos irmãos Adriana Lutfi (voz) e João Gurgel (violão). O álbum conta ainda com a participação de Edu Krieger (violão sete cordas); Rodrigo Villa (baixo); Naife Simões (percussão); Jean Dumas (conga); Ignez Perdigão (cavaquinho) e Iura Ranevski (cello), além de Nicolas Krassik (violino) e Hamilton de Hollanda (no bandolim).
“Este trabalho é diferente de todos os outros pelo refinamento alcançado depois de muita estrada, pelo intercâmbio enriquecedor que tive com essa nova e surpreendente geração (eu sou o único cabeça branca da turma!) e por ter meus filhos junto comigo pela primeira vez. Isso sem contar que eu o gravei sem fumar um cigarro sequer", comemorava um Sérgio Ricardo totalmente satisfeito em 2008. “E agora que houve essa troca, essa pororoca de saberes, e eu bebi da fonte da juventude, ninguém me segura!”, contava.

Lançamento dia 20/08/2021 nas plataformas digitais

Selo: Cacumbu / distribuição: Nikita Digital

Lançamento físico (CD) em setembro de 2008 / distribuição: Biscoito Fino 

_

Idealização, direção de produção e artística: Marina Lutfi

Direção musical: Sérgio Ricardo

Arranjos: Alain Pierre, Marcelo Caldi e Alexandre Caldi

_

Gravado por Alain Pierre no Estúdio Navegante (Rio de Janeiro)

Mixado por Alain Pierre e Sérgio Ricardo

Masterizado por Cláudio Guimarães

_

Vozes: Sérgio Ricardo, Adriana Lutfi, Marina Lutfi e João Gurgel

Músicos: 

Alain Pierre (violão, viola e percussão), Marcelo Caldi (piano e acordeon), Alexandre Caldi (flautas e sax), João Gurgel (violão), Rodrigo Villa (baixo), Naife Simões (percussão), Jean Dumas (conga), Ignez Perdigão (cavaquinho), Iura Ranevski (cello)

Participações especiais de Edu Krieger (violão sete cordas), Nicolas Krassik (violino) e Hamilton de Hollanda (no bandolim).

_

Capa e encarte:

Projeto Gráfico: Marina Lutfi

Fotos: Tatiana Altberg

_

Produção dos shows e assessoria de Imprensa: Daniela Camargo

bottom of page